Marcas famosas - História e evolução

Apresentarei nessa página do blog, a história e a evolução de algumas marcas bastante conhecidas e afamadas.

ADES

História – ADES surgiu no ano de 1988 na Argentina. A exportação dos seus produtos para o Brasil se deu no ano de 1996 e a partir daí, começou a se destacar e a criar o hábito do consumo de bebidas a base de soja no país. Em 1997 a marca ADES passa a fazer parte do portfólio da Unilever devido a compra da Best Foods antiga detentora da ADES.

A marca - A marca ADES – pronuncia-se ADÊS, nada mais é do que uma forma abreviada de Alimentos de Soya (Alimentos de Soja), tanto é que se aplica aos produtos da seguinte forma AdeS. Tal marca assinala uma linha de sucos a base de soja, que compreende sabores como: Laranja, Uva, Morango, Chocolate, Capuccino, Frapê de Coco, Cereais com mel, Pera com menta, dentre outros.

Curiosidades – Em 2003 a AdeS faz parceria com a marca Rexona patrocinando a equipe de vôlei Rexona-AdeS com sede em Curitiba. Neste mesmo ano a equipe conquistou o título do campeonato paranaense.

Evolução da marca:
Durante alguns anos, a marca AdeS sofreu algumas mudanças no seu logotipo. Vejamos algumas alterações:




BARBACOA

História – A churrascaria foi fundada no bairro nobre de São Paulo – Itaim – há pelo menos 20 anos, pelo gaúcho Ademar do Carmo, que pretendia unir o serviço à la carte (modo de fazer o pedido utilizando-se do cardápio), com a fartura do sistema de rodízio.

A qualidade dos produtos e serviços fez com que a marca se tornasse bastante conhecida, tanto é, que desde o seu surgimento, até hoje, estima-se que a churrascaria do Itaim atendeu aproximadamente a 10 milhões de pessoas.

Hoje, a churrascaria além de estar presente em alguns estados brasileiros, também possui casas na Itália e até mesmo no Japão.

A marca – BARBACOA tem sua origem na antiguidade, quando os índios Arawak, primeiros americanos encontrados por Colombo, descobriram o churrasco.

Esses nativos ensinavam os Europeus a técnica e o ritual do churrasco, que consistia em assar carnes ao ar livre sobre uma fogueira com pedras e o auxílio de uma grelha de madeira chamada BARBACOA. Para os povos de língua espanhola da América Central, BARBACOA é a grelha de madeira verde utilizada por esses índios para grelhar a carne, e em inglês, tal termo se traduz em BARBECUE, que tanto pode ser a grelha ou o próprio ato de assar ou grelhar.

Curiosidades - O BARBACOA desenvolveu uma tecnologia de assar carnes com a utilização de pedras minerais superaquecidas, que eliminam a fumaça e não alteram o sabor dos assados.


BIS

História – O famoso chocolate feito através da combinação de biscoito wafer e chocolate ao leite, identificado pela marca BIS foi lançado por volta de 1942. Em 1996 a empresa responsável pelo seu lançamento, qual seja, a Indústria de Chocolates Lacta S.A. foi adquirida pela Kraft Foods Brasil S.A.

A marca – Supõe-se que o termo BIS, derivado do latim e que significa “duas vezes” foi empregado como a marca deste chocolate, pelo próprio fato do significado do nome, ou seja, um chocolate somente, não é suficiente, tem que comer outro, e mais outro, e mais outro...

Curiosidades – Na década de 80 foi lançada uma nova embalagem do BIS, contendo apenas 3 unidades, fato que se repetiu por volta de 2005, quando a Kraft Foods testou em
Curitiba, no Paraná outra embalagem de tamanho menor que o normal, nesta época, composta por quatro unidades.


                                               
BRADESCO

História – Foi fundado em 10 de março de 1943 na cidade de Marília - SP com o nome de Banco Brasileiro de Descontos. Em 1946 transferiu sua matriz para a capital paulista e em 1951 tornou-se o líder privado do mercado pelo volume de depósitos.

A marca – Os valores transmitidos pelo símbolo do Bradesco, sucintamente são: Vida, crescimento, abrigo e suporte, os quais são representados pela árvore estilizada desenvolvida pelo estúdio Landor, dos EUA.

Os traços curvilíneos, distintos e dinâmicos representam a inovação e tecnologia de ponta, enquanto os dois traços verticais sugerem o tronco de uma árvore e simboliza o compromisso de apoio ao cliente, seja qual for seu porte. Ainda, sugerem uma paisagem urbana e um gráfico com barras ascendentes, que reflete o otimismo do banco em relação ao futuro da economia do Brasil.

Curiosidades – O Bradesco foi o primeiro banco a operar em linha exclusiva via satélite e a interligar em tempo real toda a rede de atendimento. Atualmente se estima que a marca do Bradesco esteja avaliada em US$ 13.299 bilhões.

Evolução da marca:
Durante alguns anos, a marca do BRADESCO sofreu algumas modificações, conforme vemos nas figuras abaixo:




BIC

História - Por volta de 1945, Marcel Bich e Edouard Buffard passam a fabricar peças de caneta a tinteiro e lapiseira na cidade francesa de Clichy. Para identificar as canetas, Marcel utilizou-se da abreviação do seu próprio nome, BICH, e lançou, em 1950 ainda na frança, a esferográfica BIC CRISTAL. No Brasil a chegada das canetas BIC se deu por volta de 1956.

Após se especializar em canetas, a BIC passa a fabricar também, diversos outros produtos, tais como: Corretivos, etiquetas, isqueiros, barbeadores dentre demais outros.

A marca – Como já demonstrado, a marca BIC se originou do próprio nome de seu fundador, Marcel Bich. Já o personagem BIC BOY foi criado pelo francês Raymond Savignac, o qual foi responsável pela primeira campanha comercial da empresa em 1952. Para chamar a atenção das crianças, foi criado um boneco que segurava uma caneta, simulando um estudante. A cabeça deste boneco foi criada de forma redonda e negra, para se referir à ponta redonda que continha as canetas esferográficas. Veja:



Curiosidades – As esferas, quase invisíveis que são colocadas na ponta das canetas são feitas de carboneto de tungstênio, material muito resistente. De acordo com o formato da ponta, a esfera possuirá um diâmetro aproximado de 1,6mm a 0,5mm e além disso, é perfeitamente esférica.


CASAS BAHIA


História – Casas Bahia foi fundada por Samuel Klein, que nasceu na Polônia em 1923. Em 1952 veio para o Brasil e passou a residir em São Caetano do sul, passando a partir daí, a comercializar colchas, lençóis e toalhas de porta em porta como mascate. Nessa época, Samuel parcelava suas vendas e confiava nos seus fregueses. Com esta comercialização o negócio foi crescendo de maneira exuberante nos anos seguintes, até que o comerciante teve que comprar uma loja, e assim, sucessivamente até que hoje se estima ter mais de 500 lojas Casas Bahia espalhadas pelo Brasil.

A marca – A Casas Bahia não é da Bahia. Este nome foi escolhido em homenagem ao público nordestino, principalmente os baianos, que eram os primeiros clientes de Samuel. O mascote da Casas Bahia, visualizado abaixo, também surgiu com este mesmo propósito e neste ano, o “Bahianinho” completa 42 anos.



Curiosidades - O slogan da Casas Bahia, “Dedicação total a você” foi criado para ser aplicado tanto aos clientes, quanto aos colaboradores, tendo em vista, que a rede tem investido na implementação de Centros de Convivência voltados ao bem estar do colaborador que incluem: Refeitórios, academia de ginástica, centro de reabilitação física, bibliotecas, entre outros espaços de relaxamento e convívio.


KOPENHAGEN

História – A história da Chocolates Kopenhagen Ltda. se iniciou no Brasil por volta de 1928 com a chegada de Anna e David Kopenhagen, ambos provenientes da Letônia. O casal trouxe uma novidade para o Brasil, um doce preparado a partir de uma pasta feita com amêndoas moídas, açúcar e claras de ovos, chamado Marzipã, que era muito conhecido na Europa, mas desconhecido pelos brasileiros.

Ao longo dos anos o casal conquistou uma clientela satisfatória, fato que fez com que ambos abrissem a primeira fábrica de Chocolates no bairro do Itaim Bibi em São Paulo. Como esta instalação contava com uma tecnologia avançada de produção, passaram a fabricar também diversos outro tipos de produtos, como os chocolates finos, bombons, balas, confeitos, ovos de Páscoa, panetones e até mesmo biscoitos.

A marca – O termo Kopenhagen foi escolhido, tanto para identificar a empresa, como também servir de marca para identificar os produtos, por pertencer ao nome do próprio fundador da empresa, David Kopenhagen. As cinco estrelas também empregadas na marca transmitem a idéia de qualidade e sofisticação, tanto é que a própria marca foi elaborada na cor dourada, para também transmitir esses conceitos.

Curiosidades – A marca Brasil Cacau, que identifica uma rede de franquias, também pertence à Kopenhagen e foi criada em 22 de janeiro de 2009 com o intuito de atender ao público da classe C.
 
 

LUPO

História – Esta que é uma grande fabricante de cuecas, meias, langerie, pijamas, blusas dentre outros, surgiu no ano de 1921, quando foi fundada pelo Sr. Henrique Lupo com o nome de Fabrica de Meias Araraquara. Henrique Lupo já havia antes, no ano de 1902, montado uma relojoaria devido ao conhecimento obtido por meio do seu pai Theodoro, na antiga Rua do Comércio, n.º 78 atual Nove de Julho, no Largo da Santa Clara, centro de Araraquara.

A marca – A marca LUPO, evidentemente, surgiu através do próprio nome do fundador da empresa, Henrique LUPO, e este ano está completando 90 anos de existência. Tal marca foi redesenhada em 2009,
passando a conter um logotipo com forma mais harmônicas e um “L” simulando uma meia. veja:


Curiosidades - A LUPO teve sua origem no Brasil, e ao longo dos anos foi crescendo até que passou a comercializar seus produtos em diversos outros países, tais como: Paraguay, Uruguay, Venezuela, Chile, Equador, Suriname, Argentina, Costa Rica, El Salvador, Nicarágua, Guatemala, Estados Unidos, México, Portugal e Japão.

Evolução da marca:
Abaixo estão demonstrados alguns dos logotipos utilizados pela LUPO, que no decorrer dos anos foram sendo modificados.



VIVO

História - A história da VIVO nasce quando duas empresas, Portugal Telecom e a Telefônica Moviles S.A. decidem firmar um acordo para criar uma empresa de telefonia móvel. Esta nova empresa viria a unir as principais operadoras de telefonia celular do Brasil (Global Telecom, Telemig Celular Participações S.A., Tele Leste Celular Part. S.A., Celular CRT Participações S.A. etc.), e passaria a ser identificada pela marca VIVO.

A marca – A marca VIVO foi lançada em abril de 2003, como sinônimo de energia, alegria e atitudes positivas.

O mascote da Vivo representa o companheiro que oferece serviços inovadores e vantajosos, tornando a vivência das pessoas mais fácil e divertida. Este mascote é representado em diversas poses e cores para ilustrar a diversidade da comunidade de clientes e transmite a idéia da postura convidativa e os valores da empresa: Transparência, proximidade, brasilidade, simplicidade e acessibilidade.

Para ilustrar essas idéias, segue abaixo alguns bonecos da Vivo em diferentes cores e poses:

Curiosidades - A marca VIVO foi considerada a mais valiosa no setor de telecomunicações pela Consultoria Brand Finance (Fonte: http://www.vivo.com.br/portal/a-vivo-institucional.php?WT.ac=avivo.home.rodape.amarca).

2 comentários:

  1. Não deixe de postar histórias de marcas famosas, pois é bem interessante!

    ResponderExcluir
  2. É verdade a VIVO tem se destacado como uma das melhores Empresa de Telecomunicações do brasil.

    ResponderExcluir